Notícias


Paisagismo em empreendimentos imobiliários: muito além de paisagem

Paisagismo em empreendimentos imobiliários: muito além de paisagem

23/09/2022

A importância do paisagismo nos empreendimentos imobiliários vai muito além de um belo jardim ornando o entorno de imóveis de alto padrão. Ele é fundamental para a beleza sim, mas também para o bem-estar de moradores e na própria valorização dos imóveis.

O projeto de paisagismo leva em consideração os diversos ambientes de acordo com orientação geográfica, áreas de insolação, análise de solo, usos e interações dos usuários, entre outros. Cada um desses detalhes é considerado de forma a proporcionar condições necessárias para o bom desenvolvimento das espécies de plantas utilizadas, de acordo com uma visão consolidada do projeto de paisagismo e de forma complementar ao projeto de arquitetura do edifício.

Morar em meio à natureza traz sensações positivas e prazerosas ao ser humano. Áreas verdes costumam significar ambientes mais calmos, sem poluição sonora e com presença de animais silvestres, como pássaros, por exemplo.


Um bom projeto paisagístico consegue compreender como ocupar os espaços de forma inteligente e seleciona as melhores espécies vegetais para atrair a fauna desejada. Árvores com grande volume em suas copas contribuem para isolar ruídos externos, além de conferirem imponência ao empreendimento.

Áreas verdes, por serem majoritariamente permeáveis, permitem maior infiltração das águas, além de favorecerem o microclima, fator importante nos centros urbanos. Um projeto paisagístico bem executado melhora a sensação térmica, diminuindo a temperatura em seu entorno.


Benefícios para os olhos e para o bolso

Todos esses fatores garantem maior conforto e sensação de bem-estar para aqueles que habitam ou que transitam nos locais em que é aplicado o conceito de paisagismo integrativo. Mas os benefícios também são percebidos na valorização dos imóveis.


O paisagismo também está diretamente responsável por ativar conexões e sentimentos positivos ligados às vantagens de se viver próximo a áreas verdes belas e harmônicas.

Na Habiarte, o projeto paisagístico tem papel de destaque em todos os seus empreendimentos. Um exemplo de sua utilização com excelência é o desenho criado para o bairro panejado Ilhas do Sul, em Ribeirão Preto. Assinado pelo renomado arquiteto paisagístico Benedito Abbud, o projeto conquistou o 28º Prêmio Master Imobiliário na categoria de Melhor Solução Urbanística em 2022, materializando o conceito de luxo e qualidade de vida. O paisagismo exuberante ali criado conta com 35 mil m² de praças, além da comunhão perfeita entre lazer e preservação ambiental em uma área projetada para receber mais 20 torres de condomínios de alto padrão.


Por todos estes motivos, contar com um robusto projeto paisagístico deixou de ser apenas um item opcional em empreendimentos de alto padrão e com o único objetivo de levar beleza ao ambiente para se tornar uma necessidade para moradias verdadeiramente nobres e investimentos sólidos, prósperos e seguros.