Notícias


A importância da presença da natureza para elevar a sua qualidade de vida

A importância da presença da natureza para elevar a sua qualidade de vida

08/12/2023

No equilíbrio entre os aspectos da modernidade urbana e a exuberância da natureza, o paisagismo tem uma importância que vai além da estética, sendo uma característica essencial para elevar o bem-estar diário.

Em cada um dos empreendimentos residenciais, comerciais e de urbanismo projetados pela Habiarte, as áreas verdes se manifestam com uma presença marcante, indo além do atributo decorativo e ajudando a transformar cada espaço, promovendo a qualidade de vida, saúde mental e interação social.

Foto das áreas verdes no bairro premiado Ilhas do Sul

Viver próximo de áreas verdes é um estímulo ao bem-estar

No cenário urbano, onde o concreto muitas vezes domina, a presença de árvores é como um sopro de ar fresco para o bem-estar coletivo. Elas desempenham um papel fundamental na qualidade do ar, filtrando poluentes e proporcionando um ambiente mais saudável. Sua sombra, tão generosa nos dias ensolarados, não apenas cria espaços agradáveis ao ar livre, como também contribui para a redução das ilhas de calor urbano.

As árvores também agem como barreiras acústicas naturais, contribuindo para reduzir o ruído e criando uma atmosfera de tranquilidade, isso sem contar que são ótimas para ajudar a diminuir o estresse, promovendo uma sensação de calma e conectividade com a natureza em meio ao cotidiano movimentado.

Foto das áreas verdes no bairro premiado Ilhas do Sul

As praças como locais de contato com a natureza e a sociedade

Mais do que metros quadrados de áreas verdes, as praças desempenham um papel importante na conexão social. Esses espaços de interação com a natureza também ampliam as possibilidades para que cada pessoa desfrute ainda mais de um momento relaxante, são espaços perfeitos para que as crianças brinquem ao ar livre, onde os jovens podem se reunir e trocar uma ideia e idosos aproveitarem para praticar alguma atividade física.

As praças, unidas ao paisagismo inteligente, oferecem algo que vai além de um cenário encantador, sendo uma ferramenta importante para transformação e interação social, como é o caso do bairro premiado Ilhas do Sul

Foto do pergolado no bairro premiado Ilhas do Sul

A importância dos mais de 35 mil m² de praças do Ilhas do Sul

O bairro Ilhas do Sul, localizado na nova zona Sul de Ribeirão Preto/SP, foi planejado e concebido pela Habiarte para oferecer um elevado padrão de qualidade de vida, segurança e sustentabilidade. Dentre sua área total de 160 mil m², aproximadamente 35 mil m² são dedicados para o lazer ao ar livre, incluindo o parque linear, praças, uma rica diversidade de plantas e árvores, além de itens de lazer como playground, pista para caminhada, academia ao ar livre, campo de futebol e espaço pet.

Essa ampla variedade de possibilidades para desfrutar da natureza se torna um convite constante para que as pessoas busquem ampliar a sua qualidade de vida, abraçando um estilo de vida que valoriza o equilíbrio entre o urbano e o meio ambiente.