Notícias


A importância do cuidado com o paisagismo em projetos urbanísticos

A importância do cuidado com o paisagismo em projetos urbanísticos

16/01/2024

A criação de espaços urbanos vai além da simples construção de edifícios. O compromisso com a qualidade de vida e a sustentabilidade em projetos urbanísticos é um fator que contribui para a valorização da experiência de cada pessoa. Entenda a importância do paisagismo em empreendimentos imobiliários e confira alguns exemplos de como a Habiarte aplicou esse conceito em seus projetos urbanísticos, ajudando a transformar o ambiente e valorizar a vivência nesses lugares.

Como o paisagismo contribui com a qualidade de vida?

O verde da natureza, as áreas arborizadas e os espaços ao ar livre bem projetados vão além de apenas elementos estéticos, eles são fundamentais para o bem-estar físico e mental. A presença de áreas verdes em um projeto urbanístico não só proporciona um refúgio tranquilo para os moradores, como também promove a saúde, reduzindo o estresse e incentivando um estilo de vida ativo. O contato regular com a natureza está associado a uma melhoria na saúde mental, aumento da criatividade e sensação geral de felicidade. Para saber mais, confira o artigo falando sobre a importância da presença da natureza para elevar a sua qualidade de vida.

Foto do parque linear no bairro premiado Ilhas do Sul

O exemplo do paisagismo no projeto urbanístico do Ilhas do Sul

A visão da Habiarte sobre paisagismo é exemplificada no bairro premiado Ilhas do Sul, que teve seu projeto paisagístico assinado por Benedito Abbud, renomado profissional da área. Com seus 35 mil m² de área, o bairro planejado oferece não apenas empreendimentos imobiliários de alto padrão, mas contribui com a valorização do estilo de vida, ajudando a transformar o cenário da nova zona Sul de Ribeirão Preto. Com seu parque linear, praças, bicicletários, playgrounds e espaços pet, o Ilhas do Sul une a natureza com as oportunidades de viver novos momentos ao ar livre.

Foto das áreas verdes no bairro premiado Ilhas do Sul

O detalhe das ruas arborizadas e praças de lazer

A presença de ruas arborizadas e praças de lazer são parte da essência de um projeto urbanístico. Ruas ladeadas por árvores oferecem um aspecto visual agradável e contribuem na melhora da qualidade do ar, além de proporcionar sombras refrescantes para os dias de calor intenso, criando uma atmosfera refrescante para a região. Enquanto isso, as praças de lazer servem para promover atividades recreativas ao ar livre e interação comunitária. Em um projeto urbanístico, ruas arborizadas e praças bem planejadas ajudam a enraizar a ideia de que um ambiente saudável e vibrante é essencial para o bem-estar das pessoas. No Jardim Maria Cocarelli, a Habiarte transformou 38 mil m² em sistemas de lazer com paisagismo implantado e infraestrutura completa.

Perspectiva da vista aérea das ruas arborizadas do Jardim Maria Cocarelli

O entorno verde, a presença de praças e a harmonia das ruas arborizadas não são apenas elementos decorativos, mas componentes vitais que moldam a qualidade de vida do local onde você vive. Ao compreender a importância do paisagismo, abrimos as portas para um estilo de vida mais saudável, harmonioso e conectado com a natureza.