Notícias


Dicas para um terraço gourmet bem aproveitado e decorado

Dicas para um terraço gourmet bem aproveitado e decorado

29/11/2023

Tendência crescente nos apartamentos de alto padrão, o terraço gourmet já é realidade na vida de muitas famílias. Cada vez mais, projetos apostam na inovação e no conforto e transformam a varanda tradicional em uma extensão da sala e também da cozinha, incluindo equipamentos que já vão além da churrasqueira, como cooktop, forno e bar.

Hoje em dia, o terraço gourmet é a melhor forma de ter um espaço privativo e confortável para receber os amigos e cozinhar sem a preocupação de ficar dentro da cozinha longe dos convidados. Além disso, o terraço gourmet pode também ser uma área de lazer, reservada para a jardinagem, para uma horta caseira, por exemplo, ou simplesmente um lugar para relaxar e tomar um bom vinho.



Entre tantas vantagens, não podemos esquecer que um terraço gourmet bem planejado e bem aproveitado agrega valor ao imóvel e beneficia ainda mais o investimento. Então, aqui vão algumas dicas para você alcançar ótimos resultados nessa empreitada:

Observe as dimensões
Engana-se quem pensa que terraço gourmet só existe em apartamentos grandes. Existem diversas opções de plantas que permitem a integração de espaços mesmo em plantas pequenas e, com o planejamento adequado, é possível desenvolver um projeto bem charmoso.

Objetivos para o local
Se você for apaixonado por churrasco e tem a ideia de receber muitos amigos, a sua decoração e a disposição dos móveis precisam considerar isso. Caso queira instalar uma churrasqueira, a dica é investir em modelos elétricos, que são mais seguros, e em um bom sistema de exaustão para não encher a sua casa de fumaça. Agora, se você pensa em cozinhar na varanda, não se esqueça da pia e de uma bancada de serviço, por exemplo.



Atenção com a circulação
O ideal é investir em móveis planejados para garantir o uso máximo de cada centímetro, cada quina e cada ângulo disponíveis. Isso melhora a circulação no espaço e a funcionalidade dos apetrechos.

Conforto e proteção
Para um ambiente mais intimista e ainda mais integrado, é interessante considerar um fechamento com vidro. Além de proporcionar mais aconchego, essa opção ajuda a proteger o local do frio e da chuva.

Funcionalidade dos móveis
Mesas, cadeiras, poltronas, sofás e tudo que torne o ambiente o mais aconchegante possível é bem-vindo. Armários também são fundamentais para garantir a praticidade do ambiente. Mas o principal é a funcionalidade e a robustez dos objetos. Fuja de couro, pois ele estraga com o tempo, ainda mais se ficar exposto à luz solar diretamente.

Natureza presente
Para garantir leveza e aquele toque de natureza, plantas e vasos são uma ótima pedida. Além de decorar, elas auxiliam na qualidade do ar e na umidade do ambiente. Espada de São Jorge, pau d’água, palmeira areca, zamioculca e licuala são excelentes exemplos de plantas que são bem adaptáveis a ambientes internos, não exigem cuidados demais e garantem um visual bem interessante na decoração. Para adicionar um pouco de cor, antúrio, bromélias, violetas, gérbera e begônias são ideais.

Respeite os limites de peso
Por fim, mas não menos importante, é preciso prestar atenção à sobrecarga nas varandas, o que pode colocar em risco a estrutura do prédio. Cuidado com vasos exagerados e excesso de mobília.