Notícias


Transformando seu apartamento em um ambiente sustentável

Transformando seu apartamento em um ambiente sustentável

10/11/2022

Como ter um apartamento e hábitos sustentáveis

Sustentabilidade é uma palavra muito utilizada ultimamente para indicar as ações de pessoas ou de empresas. Mas e a sua casa ou apartamento, é um ambiente sustentável?

Antes de tudo, precisamos entender o conceito de sustentabilidade. Basicamente, são ações que, se executadas, não esgotam os recursos para serem repetidas no futuro. Então, será que nossos hábitos dentro de casa estão contribuindo para um futuro em que as próximas gerações terão a oportunidade de fazer o mesmo?

Hoje, vamos falar sobre alguns hábitos que podem ser evitados ou incentivados para termos um apartamento sustentável de verdade. E o melhor: sem perder o conforto que você já tem, e ainda ajudando o meio ambiente. Acompanhe!



1 – Diminuir o uso de plástico e alumínio

O descarte desenfreado de resíduos, mesmo que recicláveis, estão entre os fatores que mais geram poluição ambiental. Pequenas atitudes cotidianas podem ajudar a reduzir esses impactos, como a substituição do plástico e alumínio para embalar alimentos na geladeira, por vidro, por exemplo.

2 – Reuso da água
Alguns condomínios de alto padrão já possuem sistemas de reuso da água da chuva para o esgoto. Se você mora em um apartamento, pode usar a água descartada pela máquina de lavar roupas para limpar a área. Basta direcionar a mangueira do eletrodoméstico para o tanque, baldes ou bacias.

3 – Prefira o LED:
Lâmpadas de LED são muito mais econômicas que as incandescentes ou fluorescentes. A substituição pode representar uma economia de até 70% na conta de luz, além de contribuir para reduzir a dependência da energia que vem das hidrelétricas.



4 – Saindo de casa
Ao sair de casa, desligue as luzes, o ar-condicionado e tire os aparelhos da tomada, pois mesmo em stand-by eles consomem energia. Se for passar muito tempo fora, veja se a sua geladeira tem o modo férias e ative-o. Leve na bolsa com você a sua própria garrafinha ou copo e canudo reutilizáveis e bolsas ou sacos de pano para substituir os de plástico.

5 – Descarte consciente
Faça a separação do lixo para a coleta seletiva. Tenha cestas para plástico, vidro, material orgânico e papel ou papelão. Assim, eles podem ser reciclados e utilizados na produção de novos itens de consumo. Pilhas, baterias, produtos eletrônicos e medicamentos nunca devem ser jogados no lixo comum. Separe-os e leve até um posto de coleta, como postos de saúde e farmácias.

Transformar seu apartamento em um ambiente sustentável é simples e requer apenas a mudança de alguns hábitos. Mas se todos fizerem a sua parte, teremos um futuro muito melhor para as próximas gerações. A solução está em suas mãos.