• Home
  • Notícias
  • Habiarte
  • Trabalho padronizado é a chave para ganho de produtividade na construção civil

Notícias


Trabalho padronizado é a chave para ganho de produtividade na construção civil

Trabalho padronizado é a chave para ganho de produtividade na construção civil

Diante de uma concorrência acirrada, como é o mercado da construção civil, implantar melhorias de gestão que possam gerar aumento de produtividade pode se tornar um grande diferencial.

Esta preocupação sempre esteve presente no dia a dia da Construtora Habiarte, que há 35 anos atua no ramo de empreendimentos de luxo em Ribeirão Preto (SP).

Pensando nisso, a empresa adotou diversas práticas lean, dentre as quais um elemento fundamental desse sistema: o trabalho padronizado, que vai muito além dos procedimentos técnicos.

Trata-se de uma prática que objetiva definir com exatidão procedimentos para o trabalho ocorrer dentro de determinado processo produtivo, como explica a engenheira e coordenadora lean, Rafaela Alves.

“Na construção civil, o trabalho padronizado define a melhor sequência de movimentação dos funcionários, a logística mais adequada e o posicionamento de estoque e equipamentos no local de execução dos serviços para garantir o ritmo previamente definido”, descreve Rafaela.

O uso desta metodologia possibilita obter expressivos ganhos de produtividade, além de facilitar o controle de execução das tarefas, proporcionando padrões para implementação de melhorias.

Segundo o diretor geral de construção da Habiarte, Rubens Garcia, os serviços nos quais o trabalho padronizado foi implantado registraram aumentos de produtividade de 15% a 30%.

Além disso, desvios de orçamento e prazo que antes ocorriam foram totalmente eliminados após a implementação dos conceitos e práticas lean, resultando, inclusive, em antecipação de término de obra e redução de custos, em média, de 6% abaixo do valor estimado.

Diante da série de resultados positivos, o trabalho padronizado passou a fazer parte da cultura da Habiarte. Hoje, 30 dias antes do início dos serviços, a empresa elabora o trabalho padronizado envolvendo equipe da obra e empreiteiros e fazendo com que os ganhos de produtividade permanecem e se ampliem cada vez mais.

Além da aplicação nas obras, o lean vem sendo usado em outras áreas da empresa, como projetos, orçamentos, suprimentos e assistência técnica. “A Habiarte encontrou na metodologia lean formas de alavancar a produtividade em busca da excelência operacional em toda a empresa. A jornada de transformação já traz inúmeros resultados, mas é importante ter a consciência de que esse processo de desenvolvimento tem que ser contínuo para ser sempre eficiente”, conclui o diretor de construção.

A experiência de como a Habiarte vem aplicando conceitos e práticas lean e obtendo uma série de resultados fundamentais para o sucesso de seus empreendimentos foi tema de um artigo publicado no site do Lean Institute Brasil. O conteúdo está disponível no link.