• Home
  • Notícias
  • Habiarte
  • Trabalho padronizado é a chave para ganho de produtividade na construção civil

Notícias


Trabalho padronizado é a chave para ganho de produtividade na construção civil

Trabalho padronizado é a chave para ganho de produtividade na construção civil

27/07/2021

Saiba como a Habiarte Incorporadora e Construtora obteve resultados fundamentais para o sucesso de seus empreendimentos aplicando conceitos e práticas lean.

Diante de uma concorrência acirrada, como é no mercado da construção civil, implantar melhorias de gestão que possam trazer aumento de produtividade pode se tornar um grande diferencial.

Esta preocupação sempre esteve presente no dia a dia da Habiarte Incorporadora e Construtora, que há 36 anos atua no ramo de empreendimentos de luxo em Ribeirão Preto (SP).

Pensando nisso, a empresa adotou diversas práticas lean, dentre as quais um elemento fundamental nesse sistema: o trabalho padronizado, que vai muito além de procedimentos técnicos.

Trata-se de uma prática que objetiva definir com exatidão procedimentos para que as etapas se desenvolvam de acordo com determinado processo produtivo.

Na construção civil, o trabalho padronizado define a melhor sequência de movimentação dos funcionários, a logística mais adequada e o posicionamento de estoque e equipamentos no local de execução dos serviços para garantir o ritmo previamente definido.

O uso desta metodologia possibilita obter expressivos ganhos de produtividade, além de facilitar o controle de execução das tarefas, proporcionando padrões para implementação de melhorias.

Os serviços nos quais o trabalho padronizado foi implantado na Habiarte registraram aumento de produtividade de 15% a 30%. Além disso, desvios de orçamento e prazos que antes ocorriam foram totalmente eliminados após a implantação dos conceitos e práticas lean, resultando, inclusive, em antecipação de término de obra e redução de custos, em média, de 6% abaixo do valor estimado.

Diante da série de resultados positivos, a padronização passou a fazer parte da cultura da Habiarte. Hoje, 30 dias antes do início dos serviços, a empresa elabora o escopo do trabalho padronizado envolvendo equipes da obra e empreiteiros e fazendo com que os ganhos perdurem e se ampliem cada vez mais.

Além da aplicação nas obras, o lean vem sendo usado em outras áreas da empresa, como projetos, orçamentos, suprimentos e assistência técnica. A Habiarte encontrou na metodologia lean formas de alavancar a produtividade em busca da excelência operacional em toda a empresa.

A jornada de transformação já traz inúmeros resultados, mas é importante ter a consciência de que o processo precisar ser contínuo para ser eficiente.