Notícias


A cidade de Ribeirão Preto é a 6ª melhor para investir em imóveis

A cidade de Ribeirão Preto é a 6ª melhor para investir em imóveis

Ribeirão Preto possui o 6º mercado imobiliário mais atrativo do país, com ótimo potencial para alto, médio e baixo padrão de empreendimento. O resultado foi apresentado em um estudo recente da consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária, que revelou as 100 melhores cidades com menos de 1 milhão de habitantes para investir em imóveis no Brasil. 

São Bernardo do Campo, na região do ABC, é a cidade com mercado imobiliário mais atrativo do Brasil, seguido por Campo Grande (MS), Santo André, Osasco e Natal (RN). Em sexto lugar, Ribeirão ficou à frente de algumas capitais como Maceió (AL), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Teresina (PI), Vitória (ES) e Aracaju (SE). 

Segundo Cristiano Rabelo, diretor de novos negócios da Prospecta, o indicador tem por objetivo sinalizar as regiões com grande atratividade mercadológica a partir do cruzamento de variáveis, como: renda, déficit imobiliário, geração e distribuição de riqueza, emprego, pessoas com domicílios quitados, densidade demográfica de pessoas economicamente ativas entre outros. 

“A intenção foi dar ao mercado uma visão diferente, que pudesse balizar o investidor a partir da demanda”, frisa. 

Para a secretária Michele Macedo Rui, 38 anos, Ribeirão tem um bom potencial para investimentos, pois possui uma ampla variedade de serviços. 

Há quatro meses, ela vendeu uma casa que tinha em Brodowski para investir em um apartamento na cidade. “Com certeza foi uma boa escolha.”

 

Negócios

O FIP Properties é um exemplo de fundo de investimento que viu o potencial do mercado imobiliário de Ribeirão. Com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo, o fundo apostou pela primeira vez na cidade em 2014, com o lançamento do Quintas de Ribeirão. 

Segundo o diretor do FIP Properties, Luiz Franca, a prioridade é investir em cidades com crescimento maior que a média nacional. “Além de ser uma cidade rica, Ribeirão oferece uma gama enorme de serviços que atrai cada vez mais gente para a região. Desta forma, faz todo o sentido investir aqui.”

 

Centro regional de serviço

A maioria das empresas que investem na cidade vê Ribeirão Preto como um importante centro de serviços da região. 

“Estimamos que o público que consome aqui seja cinco vezes maior que a população da cidade”, afirma o gerente de loteamentos da Perplan, Leonel Darahem Mafud. “São pessoas que moram em municípios do entorno, a cerca de 100 a 150 quilômetros de distância, que vêm à procura de serviços de todos os tipos, desde saúde e educação a entretenimento”, completa. Para Luiz Franca, diretor do FIP Properties, outro atrativo é o município ser um polo estudantil, que atrai estudantes de todos os cantos do país e que depois de formados, acabam se fixando na cidade e formando família. 

“Assim, ainda há espaços para mais investimentos”, diz Franca. “Apresentar o produto certo, no lugar certo, mesmo em períodos de economia em crise, você acha seu mercado”, completa.

 

Mercado tem boa oferta e é competitivo

Para João Marcelo de Andrade Barros, diretor financeiro-comercial da Habiarte, três fatores marcam o potencial de Ribeirão: renda per capita, oferta e preço. “Ribeirão tem bons produtos e com preços atrativos para uma região bastante robusta, principalmente no setor de alto padrão”, comenta. 

Anderson Stankevitius, diretor da Elevare Imóveis, diz que Ribeirão tem preço competitivo. “Para uma cidade de porte médio, o valor do metro quadrado ainda é baixo.” Segundo ele, apesar da grande oferta de imóveis na cidade, a demanda também é alta. “Esse ano a procura está maior. O mercado instável gera oportunidades de negócio”, diz. 

Para João Paulo Fortes Guimarães, diretor comercial da Fortes Guimarães, há estoque de unidades e o momento é bom para quem quer investir, apesar da crise de confiança na economia. 

Ainda segundo ele, o perfil de centro de uma região, fomenta os negócios e coloca Ribeirão em destaque. “As pessoas estão vindo cada vez mais para cá. Ano passado, 40% das nossas vendas foram para a região.”

 

Região é privilegiada com atrativos

A região de Ribeirão Preto é privilegiada. Isso tudo porque tem uma densidade de pessoas que, quando pensam em investimento, o fazem em Ribeirão. O grande atrativo da cidade, sem dúvida, é a ampla gama de serviços, mesmo com um porte médio. Somado ao fato de Ribeirão ser um município atraente, bonito e com uma população amável. Ribeirão é uma cidade privilegiada, pois todo seu entorno é privilegiado, o que torna a economia forte, assim como seu potencial para investimento. Ademais, o preço médio de construção no município é excelente, ou seja, os preços dos terrenos são bons e com isso, os valores de venda dos empreendimentos tornam-se viáveis. Por isso, a capacidade de investimento aqui é maior do que nos grandes centros.

 

Fonte: Jornal A Cidade